segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

I Am Legend - Eu sou a lenda - de Francis Lawrence) - 2007

Robert Neville é o último homem na Terra, depois de um vírus ter devastado a população mundial. è um cientistica que vive em Nova Iorque, com a sua cadela Sam como única companhia. Mas à noite, ele não está só.
Francis Lawrence realiza esta terceira adaptação do famoso livro, com Will Smith como protagonista. O resultado? Uma primeira parte muito bem conseguida e uma segunda parte aos tramboljões, com um final algo insatisfatório. Will Smith surpreende com a sua interpretação (e o actor carrega o filme às costas), os seus monólogos com Sam estão muit bem conseguidos, as suas visitas ao videoclube estão fantásticas e Smith consegue demonstrar ao público o desespero e solidão da sua personagem. Quanto ao resto: bem, de efeitos especiais... os monstrinhos não estão muito bem conseguidos, é verdade, o argumento (de Akiva Goldsman, que não acerta uma) é fraco e a realização de Francis Lawrence não é das melhores (mas que é um grande progresso desde o seu trabalho anterior, Constantine, lá isso é). Mas estas falhas são compensadas pela interpretação de Smith e pela sua personegem atormentada, os seus monólogos com Sam e o cenário de uma Nova Iorque em ruínas. E atenção, Fanboys: logo no início do filme, temos um billboard de um possível Superman/Batman movie, com data de estreia a 15/5/2010. Verdade ou não, o tempo o dirá, mas pessoalmente, não ficaria muito contente com tal projecto. Concluindo, vale a pena ver I Am Legend, ao contrário do que muitos dizem.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Monsters - A celebration of the Classics from Universal Studios

Este Natal, foi-me oferecido uma relíquia de livro: Monsters. Este livro (que deverá ter saído pela altura da estreia de Van Helsing, em que a Universal decidiu apostar forte nos seus clássicos de horror como marketing para o filme) fala-nos dos clássicos de horror dos Estúdios Universal, o estúdio que nas décadas de 20 e 30 era o principal estúdio de filmes de horror, tendo levado ao cinema mitos do género como Drácula (com Bela Lugosi), Frankenstein, A Múmia (ambos com Boris Karloff), O Fantasma da Ópera (de 1925, com Lon Chaney), O Homem-Lobo (com Lon Chaney Jr.), O Homem-Invísivel e as respectivas sequelas destas obras (como A Noiva de Frankenstein, que dizem ser uma autêntica obra-prima, que infelizmente ainda não vi). ESte livro fala-nos desses filmes e também de The Creature from the Black Lagoon, da décade de 50 e o último filme dentro desta colecção fantástica. Para minha pena, ainda apenas vi A Múmia e Frankenstein (dois filmes soberbos) e o desejo é enorme de ver os restantes filmes, especialmente depois de vler este livro. Aqui temos ainda espaço para sabermos um pouco dos lendários actores envolvidos nestes filmes clássico, com textos escritos por descendentes dos mesmos e ainda temos textos de Jennifer Grey (protagonista do remake dos anos 80 de The Bride of Frankenstein, com Sting) e de Stephen Sommers, o realizador do remake The mummy e The Mummy Returns (cujo terceiro filme estreia em 2008, com Brendan Fraser, Maria Bello e Jet Li) e de Van Helsing (essa nulidade!). Um grande livro, que nos fala destes clássicos e das suas dificuldades de produção, tudo acompanhado por fantásticas fotografias. Uma grande prenda de Natal. A mim, apenas me resta pôr as minhas mãos nestes clássicos do cinema, ler e reler este grande livro (cuja capa vos deixo aqui) e agradecer infinitamente à pessoa (especial) que mo ofereceu. Muito obrigado por esta autêntica relíquia!

sábado, 22 de dezembro de 2007

Merry Christmas

Horror Icons e Jack Skellington (O Estranho Mundo de Jack) desejam-vos um Bom Natal e muitos filmes (terror também se recomenda,ok?)

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Blade Runner - The Final Cut - de Ridley Scott (1982 - 2007)

25 anos após o seu lançamento nas salas de cinema (e de, na altura, ter sido um fracasso de bilheteira e de critíca), chega-nos agora este Blade Runner - The Final Cut (que ainda não sei se irá estrear nas salas portuguesas em 2008), com som e imagem restaurados e apresentando a visão final de Ridley Scott (parece ser a definitiva, esta!). Tendo apenas visto a versão do realizador, lançada em 1992, esta nova e última versão do filme está muito bem conseguida, e não prejudica de forma alguma este grande filme de culto. Um dos mais influentes filmes da história do cinema que está agora disponível numa edição ultra especial (com 5 DVD's) nas lojas Fnac, em exclusivo (e, pelo que parece, já só está disponível na Fnac do Chiado) e vale muito a pena. Um grande clássico de ficção científica, em toda a sua glória. A ver se estreia nos nossos cinemas no ano que vem, para poder ver esta obra no grande ecrã... Indespensável!!!!!

Millenium - Série 1 - Criada por Chris Carter (1996-1997)

De Chris Carter, criador de The X-Files, chega-nos este Millenium, que nos conta a história de Frank Black, um homem de família, atormentado pelos seus dias como profiler de assassinos em série no FBI. Agora reformado, Frank (o grande Lance Henriksen) faz agora parte de um grupo que se chama Millenium, um grupo que auxilia a polícia a resolver casos de assassinos perigosos. A atmosfera da série é algo semelhante à de X-Files (sombria, arrepiante), a nível de argumento os episódios são bons (um ou outro poderá ser algo mis fraco) e temos Lance Henriksen como Frank Black, que é sempre um grande ponto positivo. Uma série nada semelhante a X-Files (apenas na atmosfera, como já disse) e que vale a pena descobrir, já que por cá passou algo despercebida (uns anitos atrás, na RTP1). Vale a pena.

domingo, 9 de dezembro de 2007

millenium opening credits

Finalmente saiu em Portugal a série de culto Millennium, de Chris Carter, a mente por detrás de The X-Files. A primeira temporada já está disponível (são 3 séries). Quando acabar, deixo um comentário. Até lá, deixo os créditos iniciais da série (a música de Mark Snow por vezes tem uns toques que fazem lembrar Carpenter).

sábado, 8 de dezembro de 2007

The Happening - de M. Night Shyamalan (2008) - Poster

Graças ao site http://www.comingsoon.net/, coloco aqui em (quase) primeira mão o poster do novo filme de M. Night Shyamalan, realizador de The Sixth Sense, Unbreakable, Signs, The Village e Lady in the Water (todos grandes filmes, apesar das péssimas critícas ao último). Temos Mark Walhberg como protagonista neste novo filme do cineasta (o primeiro com classificação R, Restricted, em que só se pode entrar acompanhado com alguém com mais de 17 anos). Estreia em Junho nos States. A aguardar com muita ansiedade...

Speed Racer Trailer (2008)

Dor Irmãos Wachowsky (os criadores de The Matrix) chega-nos este Speed Racer, baseado nos desenhos animados de culto (dos quais Tarantino é fã). O elenco tem Emile Hirsch (actor do novo filme realizado por Sean Penn, Into the Wild), John Goodman, Susan Srandon, Christina Ricci e Matthew Fox (de Lost). O aspecto do filme é apelativo (filmado com ecrã verde) mas pode não ser apelativo o suficiente para se tornar um êxito nas bilheteiras, especialmente quando estreia na altura de Iron Man, Indiana Jones, Crónicas de Narnia e afins...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Nightmares and dreamscapes - From the Stories of Stephen King

Este Nightmares and Dreamscapes é uma mini-série (para o canal TNT) que se baseia nos contos do autor Stephen King. Composta por 8 episódios, cada um dedica-se a um conto diferente. E temos elenco de luxo: William Hurt, William H. Macy, Ron Livingston, Henry Thomas (o miúdo de E.T.), Claire Forlani e Jeremy Sisto. Como realizadores temos, por exemplo, Rob Bowman (realizador de vários episódios de X-Files, The X-files - Fight The Future, Reign of Fire, Elektra) e Mikael Hallstrom (realizador de 1408). Apenas vi o primeiro episódio ainda (com William Hurt numa luta até à morte contra soldados de infantaria de brincar, esses mesmo, os verdinhos!). Mais tarde, coloco aqui uma pequena opinião sobre a série no seu todo.

sábado, 1 de dezembro de 2007

SAW 4 - Spot publicitário

E aqui vos deixo um spot de Saw 4, que estreia a meio de Janeiro. Legendado em brasileiro.

Hellboy II - The Golden Army- de Gillermo Del Toro (2008)

Depois de mudar de estúdio (o primeiro era da Colombia, este é da Universal) e depois de várias complicações para arrancar com esta sequela (uma delas a mudança de estúdio), em 2008 finalmente regressa Hellboy ao grande ecrã. O primeiro era uma invulgar história de um super-herói. E mostrava de novo (depois de Blade II) que Del Toro tem mesmo jeito para a coisa. Vamos lá a ver o que nos traz o realizador nesta sequela...
Aqui vos deixo o poster de Hellboy. Já estão disponíveis mais dois posters...
 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari