Qualquer verdadeiro fã do cinema de terror sabe de que filme é esta imagem. George A. Romero redefeniu o género em 1968 com a sua obra-prima de baixo orçamento, a preto e branco (que lhe deu um aspecto mais sombrio, gótico, fantasmagórico e com excelente fotografia) e com uma dose de gore inédita até então. O cinema de terror mudou a partir daí. Não tendo sido o primeiro filmde zombies da história mas sendo o filme que serve de influência para os filmes de zombies que se seguiram, Romero criou uma critíca social de grande força e conseguiu ainda colocar como herói (e um herói que comete erros, ainda por cima!) de côr negra, dando assim o protagonismo ao actor Duane Jones, algo totalmente controverso para a época. Por outras palavras, para além de mudar o terror, Romero ainda conseguiu quebrar tabus.
A história do terror é composta por várias fases. E uma delas é antes de NOTLD e após NOTLD (o mesmo acontece com Halloween de John Carpenter, por exemplo). E colocou Romero no mapa (só isso já é bem bom).
Um dos melhores filmes de terror da história do cinema e um dos grandes filmes de sempre. O verdadeiro sentido de terror está aqui: gore, servido com um argumento forte e inteligente e controverso e através dos olhos dum excelente realizador. E por essas razões e muitas mais, merece figurar no cabeçalho do Horror Icons. Pois Night of the Living Dead é um verdadeiro ícone do terror.
domingo, 31 de agosto de 2008
Bruiser - de George A. Romero (2000)
Inédito em Portugal (até agora, que foi discretamente lançado em DVD) este pouquíssimo visto filme de George A. Romero, o cineasta por detrás de Night of the Living Dead, Dawn of the Dead e outras obras-primas, é um dos mais fracos do curriculum do realizador. Mas, ainda assim, um filme acima da média.
Temos aqui a invulgar história dum homem (Jason Flemyng) que, após passar anos a ser espezinhado por toda a gente (mulher, patrão, melhor amigo, etc.), um dia acorda para uma inacreditável descoberta: o seu rosto desaparece sem explicação. E com o seu rosto agora substituído por uma máscara branca sem feições, o seu sentimento de vingança torna-se mortal.
Romero acaba por, novamente, criar uma crtíca social sem, desta vez, recorrer ao gore e violência a que nos habituou (apesar de ter algumas sequências violentas, não se compara a outras obras do cineasta e isso terá desgostado imensos fãs) e, talvez estando também farto do sistema dos grandes estúdios e da forma como os seus filmes eram tratados, acabou por fazer este filme de forma independente e fora dos Estados Unidos (o filme foi directamente para o mercado de video lá, sem passar pelas salas de cinema). O filme acabou por ser injustamente mal recebido. Um filme mais fraco de Romero é, mesmo assim, melhor do que muita coisa que se faz hoje em dia. E este Bruiser acaba por ser uma óptima descoberta e uma excelente adição à filmografia de Romero e é também um filme algo complexo. Saiu agora em DVD nacional, de forma bastante discreta (Romero diz que é um filme muito pouco visto). Descubram-no.
Nota: não há trailer disponível e mesmo na internet há pouca informação sobre o filme. Deixo-vos um excelente artigo do site brasileiro Boca do Inferno (coloquem este site nos favoritos, se faz favor) mas atenção que pode conter SPOILERS!!! Tanto no texto como nas imagens. Ficam avisados.
Boca do Inferno: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/bruiser.html
Quarantine - O remake americano de [REC]
Pois bem, depois do êxito do filme de terror espanhol nas salas espanholas e nos vários festivais de cinema, os americanos, óbviamente, teriam de se atirar ao material e fazer a sua versão. Quero ver se aqui também fazem menção aos portugueses ou se culpam os canadianos. Estreia ainda este ano por cá... Deixo-vos o poster.
E apresento-vos a versão americana de [REC]: Quarantine
Saw V - Posters
Mais uma vez, como dizem: If it's Halloween, it's Saw... Neste Halloween estreia o quinto filme da mais bem sucedida saga de terror dos últimos anos. Mas desta vez, por cá, em vez de termos de esperar uns ons meses para que estreie por cá, temos privilégio a estreia mundial, pelo que parece, já que a estreia entre nós está agendada para final de Outubro, data de estreia nos States.
Cá vos deixo dois dos grandes posters do género deste ano (esta saga sempre nos trouxe posters perturbadores e geniais).
Cá vos deixo dois dos grandes posters do género deste ano (esta saga sempre nos trouxe posters perturbadores e geniais).
O primeiro poster, já disponível nas nossas salas
E o novíssimo poster, lançado a semana passada...
The Strangers - de Bryan Bertino (2008)
Este The Strangers já deveria ter estreado no Outono de 2007 mas acabou por ser adiado até ao Verão deste ano. E após ter tido resultados de bilheteira satisfatórios, o estúdio já quer fazer uma sequela.
No elenco temos Liv Tyler e Scott Speedman no papel dum casal que é atormentado por uma grupo de desconhecidos com os rostos cobertos. Diz quem viu que isto é material bem perturbador e que temos um dos grandes filmes de terror dos últimos tempos. Tinha data de estreia para 11 de Setembro por cá mas parece que foi adiado indefinitivamente (mais um caso de má distribuição e estará disponível em DVD mais rápido do que merece).
Cá vos deixo dois posters dos vários disponíveis e uma esperança de ver eta obra num ecrã de cinema por cá...
Um dos grandes posters do ano (novamente)
E aqui um dos posters mais simples mas perturbadores do ano...
Mirrors - de Alexandre Aja (2008) - Estreia a 25 de Setembro
Está quase a estrear nas nossas salas o novo filme de Alexandre Aja, o realizador de Haute Tension e do remake (bem conseguido) de The Hills Have Eyes. Kiefer Sutherland é o protagonista e produtor do filme. Apesar das más críticas, o filme tem tido receitas de bilheteira razoáveis e, pessoalmente, tenho interesse no filme. Aja pode ser um dos melhores realizadores de terror da actualidade (The Hills Have Eyes foi, na minha opinião, mais bem conseguido que Hostel, de Eli Roth)
Estreia por cá dia 25 de Setembro.
Até lá, irei apresentar-vos um dos vários trailers disponíveis (red band trailer está disponível no moviewagon). Mas not yet, not yet...
Fiquem com dois posters do filme...
Estreia por cá dia 25 de Setembro.
Até lá, irei apresentar-vos um dos vários trailers disponíveis (red band trailer está disponível no moviewagon). Mas not yet, not yet...
Fiquem com dois posters do filme...
Um dos posters mais assustadores e mais bem conseguidos do ano.
O poster que está nas salas portuguesas
Jack Brooks: Monster Slayer - de Jon Knautz (2008)
Mais um filme de baixo de orçamnto, dentro do género de terror/comédia que promete bastante. Há quem diga que isto é divertimento garantido e que tem grandes hipóteses de se tornar um filme de culto. Por aqui, ninguém ouviu falar e provavelmente irá surgir em DVD eventualmente, com grande atraso. No elenco encontramos Robet 'Freddy Krueger' Englund.
Cá vos deixo com o excelente poster e com uma esperança de ver isto por cá.
Jack Brooks, um canalizador que se torna exterminador de monstros. Delicioso!
Journey to the Center of the Earth - de Eric Brevig (2008)
Brendan Fraser revelou ser um herói de aventura devido à saga Múmia (cujo horrendo terceiro filme ainda está em exibição nas nossas salas) e então, devido a tal saga, protagoniza e produz este filme de aventuras baseado na obra-prima de Júlio Verne.
Enquanto que, como filme de aventura para toda a família, o filme até se vê bastante bem e revela-se um bom entretenimento série B, o filme ganha bastante força na versão 3-D, onde os efeitos estão muito bem conseguidos e a tecnologia está a ser bem usada (melhor do que em Beowolf, o irritante filme de Robert Zemeckis que, tentando dar tanta atenção à aimação dos actores e ao 3-D, que mesmo assim foi mal usado, esqueceu-se do argumento) e dá realmente uma profundidade de campo incrível e uma sensação de interacção com o público. De resto, o filme por vezes faz lembrar os bons velhos filmes de aventura para a família dos anos oitenta, apesar de ter as habituais situações cliché e os momentos lamechas. Ou seja, apesar dos seus defeitos, é um bom entretenimento (em 3-D ou não, mas especialmente em 3-D) e uma boa ida ao cinema. E uma boa aventura de Verão (melhor que o outro esforço de Fraser, o terceiro Múmia, um dos piores do ano, pelos bons bocados que vi em serviço).
Brendan Fraser num bom filme de aventura, ligado ao fantástico. Um dos felizes momentos do Verão
Depois de Múmias, Fraser defronta o T-Rex. What next? Zombies?
O regresso!!!
Depois duns meses sem notícias novas, o horroricons está de volta em toda a sua força. E começamos com algumas notícias e um pequeno comentário a um filme que poderá parecer não pertencer aqui mas que, bem no fundo, até está no lugar certo: Journey to the Center of the Earth 3-D.
O horroricons acaba de se transformar num evento sobrenatural, regressando dos mortos. E desde o último post de Março, sobre o grandioso The Mist, que muitas notícias surgiram.
O horroricons acaba de se transformar num evento sobrenatural, regressando dos mortos. E desde o último post de Março, sobre o grandioso The Mist, que muitas notícias surgiram.
Subscrever:
Mensagens (Atom)