domingo, 31 de agosto de 2008

Bruiser - de George A. Romero (2000)

Inédito em Portugal (até agora, que foi discretamente lançado em DVD) este pouquíssimo visto filme de George A. Romero, o cineasta por detrás de Night of the Living Dead, Dawn of the Dead e outras obras-primas, é um dos mais fracos do curriculum do realizador. Mas, ainda assim, um filme acima da média.
Temos aqui a invulgar história dum homem (Jason Flemyng) que, após passar anos a ser espezinhado por toda a gente (mulher, patrão, melhor amigo, etc.), um dia acorda para uma inacreditável descoberta: o seu rosto desaparece sem explicação. E com o seu rosto agora substituído por uma máscara branca sem feições, o seu sentimento de vingança torna-se mortal.

Romero acaba por, novamente, criar uma crtíca social sem, desta vez, recorrer ao gore e violência a que nos habituou (apesar de ter algumas sequências violentas, não se compara a outras obras do cineasta e isso terá desgostado imensos fãs) e, talvez estando também farto do sistema dos grandes estúdios e da forma como os seus filmes eram tratados, acabou por fazer este filme de forma independente e fora dos Estados Unidos (o filme foi directamente para o mercado de video lá, sem passar pelas salas de cinema). O filme acabou por ser injustamente mal recebido. Um filme mais fraco de Romero é, mesmo assim, melhor do que muita coisa que se faz hoje em dia. E este Bruiser acaba por ser uma óptima descoberta e uma excelente adição à filmografia de Romero e é também um filme algo complexo. Saiu agora em DVD nacional, de forma bastante discreta (Romero diz que é um filme muito pouco visto). Descubram-no.


Nota: não há trailer disponível e mesmo na internet há pouca informação sobre o filme. Deixo-vos um excelente artigo do site brasileiro Boca do Inferno (coloquem este site nos favoritos, se faz favor) mas atenção que pode conter SPOILERS!!! Tanto no texto como nas imagens. Ficam avisados.

0 comentários:

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari