domingo, 12 de outubro de 2008

The Day the Earth Stood Still, de Robert Wise (1951)

A década de 50 foi o lançamento para o género da Ficção Científica e do terror. Uma nova geração surgia e as estrelas de cinema estavam a ficar mais velhas. O público mais jovem queria ver coisas mais modernas. Para além disso, os tempos não ajudavam. A Guerra Fria estava á porta e os Esatados Unidos viviam sob medo constante, para não falar do resto do mundo, em que pairava o medo nuclear.

Quem ganhou com tais medos foram os géneros acima referidos: Ficção científica e o terror. Cineastas independentes criavam as suas obras, de forma marginal e com total liberdade (Roger Corman é um exemplo) e os grandes estúdios começaram a aperceber-se da mudança dos tempos. E foi nesse sentido que a 20th Century Fox lançou este The Day The Earth Stood Still, realizado por Robert Wise.

Numa tarde em Washington, uma nave espacial aterra no meio da cidade. Após o piloto da nave ser ferido e levado para o hospital para tratamento, este consegue fugir. Este ser tem uma missão: avisar a humanidade que corre perigo, antes que seja tarde demias. Mas devido ao medo da Guerra Fria, é-lhe difícil reunir as pessoas necessárias para que a sua mensagem seja ouvida.

Como era vulgar nestes filmes, a mensagem política sobra a era em que o filme decorre é feita. E neste caso, é feita duma forma mais directa que noutros filmes do género.

The Day The Earth Stood Still é um excelente filme de F.C., um dos melhores da década de 50 e um clássico do género. E este ano temos o remake, com Keanu Reeves e Jennifer Connelly. Quem tiver a oportunidade de (re)descobrir este clássico, que o faça. Imperdível.
Trailer:

0 comentários:

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari