sábado, 1 de novembro de 2008

The Omen, de Richard Donner (1976)

Após o êxito enorme de The Exorcist, a Fox tentou a sua sorte com um filme dentro do mesmo género (thriller e terror religioso) mas com um tema diferente: o Anti-Cristo.
Um casal (um embaixador e a sua esposa) começam a presenciar eventos bizarros a rodear o seu filho, Damien, nascido a 6 de Junho de 1971, às 6 horas manhã. E a própria criança começa a demonstrar um comportamento estranho e tem uma babysitter sua protectora. Como é óbvio, Damien é o filho do Diabo e o embaixador (Gregory Peck) tem de tentar impedir que tragédias maiores ocorram.
Richard Donner realizou aqui o seu primeiro grande trabalho no cinema (depois viria Superman e, mais tarde, Lethal Weapon), contando no elenco com actores como o lendário Gregory Peck, Lee Remick, David Warner e o estreante Harvey Stephens,a criança que interpreta Damien de forma absolutamente arrepiante. Temos ainda a espantosa banda-sonora de Jerry Goldsmith (vencedora de Óscar) que muito ajuda para criar o ambiente perturbador do filme. Donner consegue criar uma atmosfera assombrosa e cria um filme assustador e de grande terror psicológico e violento, sendo este The Omen uma das obras referência do cinema de terror americano dos anos 70, e um clássico do género.
A Fox estreou o filme a 6 de Junho de 1976, para coincidir com a data que se acreditar ser o número do Diabo: 666. O resultado foi um êxito enorme e começando assim uma saga que se prolongaria por mais dois filmes e um filme feito para televisão, seguindo sempre o percurso de Damien ao poder (no terceiro filme, temos já um Damien adulto, interpretado por Sam Neill). Em 2006, estreado também a 6 de Junho, tivemos um remake deste clássico (realizado por John Moore, de Max Payne, com Liev Schrieber e Julia Stiles) mas foi, como costume, um remake pobre.
The Omen, de Richar Donner é um clássico do género e um filme assustador e com uma das mais conseguidas e brutais cenas de morte da história do cinema (a decapitação com o vidro). Essencial.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0075005/

Trailer:

1 comentários:

Anónimo disse...

É filme antigo, ótimo filme, o que me mais assustou é numero 666. Já assisti trilogia, primeiro melhor. Segundo foi bom, terceiro não me agradou.

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari