domingo, 31 de agosto de 2008

Cabeçalho - Night of the Living Dead

Qualquer verdadeiro fã do cinema de terror sabe de que filme é esta imagem. George A. Romero redefeniu o género em 1968 com a sua obra-prima de baixo orçamento, a preto e branco (que lhe deu um aspecto mais sombrio, gótico, fantasmagórico e com excelente fotografia) e com uma dose de gore inédita até então. O cinema de terror mudou a partir daí. Não tendo sido o primeiro filmde zombies da história mas sendo o filme que serve de influência para os filmes de zombies que se seguiram, Romero criou uma critíca social de grande força e conseguiu ainda colocar como herói (e um herói que comete erros, ainda por cima!) de côr negra, dando assim o protagonismo ao actor Duane Jones, algo totalmente controverso para a época. Por outras palavras, para além de mudar o terror, Romero ainda conseguiu quebrar tabus.

A história do terror é composta por várias fases. E uma delas é antes de NOTLD e após NOTLD (o mesmo acontece com Halloween de John Carpenter, por exemplo). E colocou Romero no mapa (só isso já é bem bom).

Um dos melhores filmes de terror da história do cinema e um dos grandes filmes de sempre. O verdadeiro sentido de terror está aqui: gore, servido com um argumento forte e inteligente e controverso e através dos olhos dum excelente realizador. E por essas razões e muitas mais, merece figurar no cabeçalho do Horror Icons. Pois Night of the Living Dead é um verdadeiro ícone do terror.

1 comentários:

Tiago Gomes disse...

Realmente um grande filme, o Mestre Romero consegue surpreender até no final. A forma como os homens encarregues da "limpeza" dos zombies com os seus cães raivosos se assemelham em tudo aos policias sulistas que reprimiam as manifestações dos negros, não é por acaso, já para não falar da morte do herói...

Mas ainda assim prefiro o Dawn of the Dead e sua critica ao consumismo.

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari