domingo, 26 de outubro de 2008

Dark Star, de John Carpenter (1974)

Dark Star é a primeira longa-metragem de John Carpenter. Trata-se duma comédia de ficção científica, onde um grupo de 4 homens está a bordo duma nave espacial há 20 anos. Até que um acidente ocorre e a nave fica danificada. E este pode ser o fim das suas vidas.
Temos aqui computadores com uma forma de falar bastante formal, um extra-terrestre em forma de bola de praia com patas de borracha e uns diálogos hilariantes. E assim fez-se história e criou-se um filme lendário de culto.

Dark Star é um filme de baixissímo orçamento e bastante experimental mas onde podemos ver algumas coisas que e tornaram imagem de marca de Carpenter, como por exemplo o uso do suspense (a perseguição da personagem de Dan O'Bannon ao extra-terrestre em forma de bola de praia está sublime e hilariante), o humor e, claro está, a banda sonora, da autoria de (Who else?) John Carpenter. E ainda encontramos (como já foi referido) no elenco Dan O'Bannon, que escreveu o argumento juntamente com Carpenter e também foi um dos argumentistas de Alien.

Dark Star trata-se dum excelente exemplo de ficção científica e é um grande início de carreira para Carpenter.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0069945/

Nota: O filem passa esta 2ª Feira na Cinemateca Portuguesa, às 19 horas, para quem quiser descobrir esta obra experimental no cinema.

Trailer:

0 comentários:

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari