sábado, 18 de outubro de 2008

The Terminator, de James Cameron (1984)

Em 1984, James Cameron estreou o seu primeiro grande filme, uma produção independente, de baixo orçamento, dentro no género da ficção cintífica. O estúdio, tratando o filme como um Série B de baixo orçamento, não lhe deu muita publicidade mas apanhou uma surpresa, quando a obra de Cameron se transformou num êxito de bilheteira e entrou para várias listas dos 10 melhores filmes do ano de 1984. E, com o passar dos anos e com a ajuda do VHS que surgia na década de 80, The Terminator tornou-se um filme de culto e um dos mais amados filmes de sempre.
Um Cyborg (Schwarzenegger) e um soldado (Michael Bihen) são enviados ao passado para um missão: um deve matar Sarah Connor (linda Hamilton) e o outro, o soldado, deve protege-la a todo o custo. O resto é história.
Entre frases famosas ('I'll be back'; 'Come with me if you want to live,) e espectaculares sequências de acção, The Terminator é uma grande obra de Cameron, aqui om uma boa realização e um fantástico argumento, escrito pelo mesmo. Schwarzenegger encontrou aqui o seu grande papel (que, originalmente, era para ser de Lance Henriksen) e está um vilão fantástico e arrepiante (pessoalmente, a ideia de um predador imparável e imbatível sempre me deu arrepios devido a este filme, que vi pela primeira vez numa Última Sessão da RTP, a um Sábado à noite, quando era um puto) e Linda hamilton é uma (futura) heroína onvincente. Michael Bihen é o herói de serviço e está aqui muito bem.
The Terminator é um filme sobre o velho tema das máquinas e do ser humano: as máquinas ganham inteligência própria e iniciam uma guerra contra o ser humano. Mas Cameron decidiu também fazer uma história de amor que atravessa os tempos e é algo original e é também sobre Sarah Connor: aqui acompanhamos a sua personagem a amadurecer e a ficar mais forte (e as personagens fortes são algo bastante presente nas obras de Cameron).
The terminator é um clássico da ficção científica e é uma das melhores obras dentro do género. Um filme que muito influenciou e que perdura.

Trailer:

0 comentários:

 

Copyright 2007 ID Media Inc, All Right Reserved. Crafted by Nurudin Jauhari